COMO DORMIR MELHOR | 11 DICAS

22:43 Susana Rodrigues 0 Comments


Nunca fui de dormir muito e enquanto algumas pessoas precisam mesmo de 8 horas de sono ou mais para conseguirem aguentar o dia, a mim bastam-me 5 ou 6 horas e fico bem! Isto não tem a ver com a maternidade, porque já era assim muito antes sequer de pensar em ser mãe.

Quando acordo, "ligo de imediato os motores" e estou pronta para começar o dia! E simmmm, adoro e não dispenso beber café de manhã, porque ajuda a dar "aquele" boost; mas mesmo que não beba aguento lindamente!

Mas... eu acho que o facto de aguentar com poucas horas de sono em cima, se deve ao facto de ter muita dificuldade em dormir bem; pelo que o organismo se habituou. Pois se eu consigo funcionar com 2 ou 3 horas, claro que quando durmo 6 é tipo: "WOW!!! Dormi imeeeenso!!!".


Quando me deito, até adormeço com alguma facilidade, o que me chateia é que acordo à minima coisa (cai um pingo de chuva na Patagónia e eu acordo), ou então desperto super cedo só porque sim.

Já pensei sobre o assunto (muitas vezes quando tenho insónias durante a noite lol) e cheguei à conclusão que esta dificuldade em ter uma noite de sono descansada, se deve ao stress e ao facto de eu começar a pensar em tudo e mais alguma coisa quando acordo a meio da noite (nas miúdas, nas coisas que tenho para fazer, nas contas para pagar, nos posts que quero escrever, na crise da amiga e do namorado, oh pá e no raio que o parta!!! SERIOUSLY!).


Dito isto e como cá em casa toda a gente dorme bem (incluindo a bebé, que se for preciso dorme 12 a 13 horas de seguida), decidi informar-me sobre como dormir melhor e mudar esta rotina cansativa e frustrante.

Como não sou só eu que sofro deste mal, vou partilhar com vocês algumas dicas para dormirem melhor!

1ª DICA
Fazer exercício regularmente
Nunca antes de dormir

2ª DICA
Ter o quarto arrumado, calmo e escuro
O caos perturba a serenidade

3ª DICA
Não ver televisão e não estar com o tlm na cama
Ajuda a despertar - Bye bye redes sociais

4ª DICA
Não levar trabalho para a cama
Por vezes é uma fonte de stress

5ª DICA
Não ler na cama
Ao contrário do que se pensa pode ajudar a despertar se a leitura for interessante

6ª DICA
Tomar um banho quente antes de dormir
 Ajuda o corpo relaxar

7ª DICA
Deitar e levantar sempre à mesma hora 
Ter rotinas ajuda imenso

8ª DICA
Não fazer sestas de mais de 30 minutos e sempre 8 horas antes da hora de deitar
Se dormirem muito durante o dia, não dormem à noite (common sense)

9ª DICA
Quando não se consegue dormir, é preferível ir fazer alguma coisa e voltar para a cama quando o sono volta
Ficar na cama a rebolar vai fazer pior e torna-se frustrante

10ª DICA
Não beber cafeina, pelo menos 6 horas antes de deitar

11ª DICA
Não ir para a cama com fome, comer qualquer coisa leve ou beber um copo de leite morno (ou chá de camomila)


Se tiverem um distúrbio do sono mais sério, aconselho-vos a consultar um médico. Por vezes é uma questão hormonal.

Dito isto e já que o tempo não ajuda, aproveitem o fim de semana para experimentar estas dicas e por o sono em dia. Parece-vos bem?

Instagram @susanarodriguesblog

0 comentários: